Day-to-Day

Você Que Deveria Me Agradecer!

March 15, 2013

Ocasionalmente, na vida audiovisual a gente passa por situações absurdas de inversão de papéis e acaba nem percebendo. Me toquei disso outro dia, quando o caso era tão bizarro que parei pra prestar atenção. São poucas as coisas que me irritam, mas falta de seriedade e profissionalismo são duas das mais graves.

Mais ou menos no fim do ano passado, fiz um job para uma produtora e meu cachê era a diária e locação de duas câmeras. Isso foi em Novembro. O tempo de pagamento era padrão, 30 dias – o que já é ridículo até que alguém me dê uma explicação muito boa para isso – então ia ser no meio de Dezembro. Trocando emails com a moça responsável pelo pagamento, descobri que não só teria que emitir a nota, como também preencher um cadastro e levar uma cópia impressa da nota e um recibo, pra entregar antes de receber o cheque. Aí, depois tinha que ir lá de novo, buscar o cheque, porque eles não fazem depósito.

Fui resolvendo essas coisas, tudo o mais rápido possível, pra já ir pra Salvador tendo recebido esse pagamento. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que eles tinham tentado depositar o cheque – que eles mesmos falaram que não depositavam – e o banco recusou? Nem soube disso na época, só dias depois, quando entrei em contato pra passar lá e buscar o pagamento. Disseram que eu teria que esperar um pouco, porque o cheque tinha voltado, e perguntaram se era conta de pessoa física. Respondi que sim, e que havia explicado isso na nota. Resultado do “esperar um pouco” = mais dois meses além dos trinta dias. Fui e voltei de Salvador, resolvendo o máximo possível por email.

Era uma Sexta, reconfirmei que podia passar lá pra pegar o pagamento e peguei meu rumo. Cheguei, com nota e recibo, e fui resgatar o cheque. Aí um sujeito com toda a boa vontade do mundo – estou sendo irônico aqui, queria deixar claro e garantir que todo mundo entendeu – me disse que o cheque tinha voltado, e ninguém disse pra eles fazerem outro. Foi nessa hora que me veio a reflexão do post. Dá pra acreditar nisso? Um sujeito vai, deposita um pagamento e o cheque volta, de forma que a pessoa que ia receber aquele pagamento vai ter que buscar o cheque com ele, mas aí esse cheque não fica pronto, alguém tem que mandar fazer. Sério? Partindo de que pressuposto? De que, sei lá né, “acho que ninguém vai querer essa grana, então eu vou ficar com ela”?? Resultado, o cheque não tava pronto, e não ia ficar pronto naquele dia, de forma que eu teria que voltar novamente na Segunda.

Fiquei tão puto que voltei a pé pra casa, pra não chegar com vontade de quebrar as coisas. E o diabo do cachê nem era tão bom assim! Sinceramente, quem é que tá fazendo favor pra quem? Eles acham que mandam na parada, porque estão me pagando, mas, na real, eu trabalhei por um preço baixo, e ainda tive que aguentar tudo isso de incompetência e desorganização. Quem é que tá fazendo um favor pra quem? Eles estão me fazendo um favor em (mal) pagar pelo serviço, ou eu, que tô aguentando toda essa merda sem reclamar?

Citei esse exemplo específico porque foi o cúmulo, mas já passei por muitas outras do tipo – dentre essas, tô com um pagamento atrasado há UM ANO – e sei que muita gente tem que lidar com isso todo dia. Dá pra ganhar a vida com AV? Dá, mas é fundamental achar pessoas decentes pra trabalhar junto. Se essa produtora me chamar pra outro job, as regras – e os preços – vão ser outros. Se a partir disso, não quiserem mais me chamar, aposto que encontram outro com qualidade digna do trabalho deles.

  • Tito Ferradans March 15, 2013 at 9:08 am

    Fiquei tão enfático na fúria que esqueci de falar que tenho amigos e produtoras próximas que trabalham muito decentemente, pagam bem e no prazo – ou antes do prazo! -, e mantém a gente atualizado o tempo todo! Com esses dá gosto de pegar até as roubadas, porque mesmo que o dinheiro não valha, a experiência e a companhia têm grande valor.

  • adonaifc March 15, 2013 at 1:43 pm

    Cara eu vou te dizer, eu já toquei em mais de 100 festas como Dj e esse tipo de falta de profissionalismo gerou um calote perto de umas 30 festas, e o pior é que os caras que devem ficam com raiva, já cansei de ouvir no final das festas. -Olha vc tem que ver pouca gente pagou! Mas.. a festa tava lotada!! definitivamente, não toco mais. rsrs