Day-to-Day

New York – Day Five.

March 22, 2013

Como ontem a parada foi pesada, hoje me programei pra ser mais leve, e não me destruir tanto (meus ombros ficaram doendo de tanto carregar a mochila – gradualmente cheia – nas costas o dia todo). A idéia era ir pro Bronx Zoo, e depois pro Jardim Botânico de NY. O zoológico só abria às 10am, então levantei nesse horário. 10h30 eu tava por lá. Um frio desgraçado, acho que o pior de todos. O fato de só ter mato e lagos e terra em volta reforça o frio, a civilização dá uma disfarçada. Quando abri o mapa do lugar, já comecei a repensar meu dia, de tão grande que é o espaço.

Por causa do frio, muitos bichos estavam “guardados” em lugares mais quentes, como os da savana. Zebras, girafas, gorilas, elefantes… Comecei pelas hienas, e fui passando por um monte de pássaros. Além de um desenho de cada bicho, eles tinham descrições e peculiaridades numa pequena placa. Mas não só de jaulas e frio vive esse zoológico. Tinham váááárias exposições especiais, como uma só sobre Madagascar, ou o ambiente do Himalaia, a casinha dos répteis, aves de rapina, tigres, uma recriação de floresta do Congo MUITO incrível (com direito a caixas de som enterradas na lama) e um aviário com muitos bichos passando por cima da sua cabeça.



A última vez que eu fui num zoológico, foi em 2010, em Los Angeles. Em São Paulo tem um, mas nunca tive curiosidade de conhecer. Não sei por que. Aqui, a maioria dos visitantes também é de fora. Muita gente falando em espanhol, várias excursões que passam – literalmente – correndo pelas coisas, com as crianças gritando e sem prestar atenção em nada. Fiquei meio indignado, e sempre que via um grupo, esperava eles passarem. Eu gostei de ir porque dá pra ver os bichos de perto, mas tem tanta coisa que incomoda – o fato de eles estarem presos, a barulheira dos visitantes, a sujeira dos visitantes – que acabei me questionando sobre o passeio. O interessante é que eles têm vários programas de pesquisa e reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas de extinção – essas espécies estão indicadas nas plaquinhas.




Uma coisa curiosa sobre essa cidade é que você nunca sabe de onde as pessoas são. Ok, tem uma galera que tem traços muito fortes, mas, distinguir os europeus, por exemplo, é bem complicado. Só dá pra saber com alguma precisão a origem do camarada quando ele fala. Já achei vários brasileiros, e tenho certeza que eles não me identificaram como brasileiro, porque não dei um pio.

Retomando o passeio, em um dado momento, percebi que estava com fome. Achei que tava cedo e fui olhar o relógio. Já era 1pm, ou seja, eu tava ali há três horas e meia andando! Me dirigi pro refeitório e comi a pior comida da viagem. Um cachorro quente – só a salsicha, quase esturricada, num pão seco e esfarelante – com batata frita – fria. E foi caro! Pra acompanhar, tomei um copo gigante de água, que deu uma melhorada na boca – tá toda partida, ardendo, não achei manteiga de cacau.



Depois de passar nos lugares que ainda não tinha ido, saí do Zoo. Tava bem cansado e resolvi voltar pra casa ao invés de ir pro Jardim Botânico – imagino que a maioria das plantas esteja sem folhas! A jornada de metrô demorou um bocadinho, porque tava bem pro norte. Aproveitei e dei uma parada num mercadinho e me reabasteci de comidas domiciliares – morangos, iogurtes, manteiga, pão e recheios. Por aqui, tenho descansado, porque acho que tem uma gripe querendo entrar. O corpo tá cansado, mas a cabeça não tá deixando a doença chegar. Nunca tinha sentido isso tão claramente.

Comentário aleatório: como tomei banho logo antes de sair, quando fui pra rua, meu cabelo ainda tava molhado, e coloquei o gorro por cima. Só quando cheguei de volta em casa é que descobri o tamanho da tragédia visual. Parecia MUITO que eu tinha colado todo o meu cabelo na cabeça. Fui tentar bagunçar, e o caos não se instaurava! Do jeito que eu soltava, ele ficava, estático. Fiz uns penteados surreais, mas cansei da brincadeira e fiquei me debatendo pra ver se ele voltava ao normal. Ainda não voltou!

  • May March 22, 2013 at 11:54 pm

    fotos incríveis, como sempre.

  • caiosba March 23, 2013 at 12:05 am

    Massa, Titão!

  • tainan March 23, 2013 at 12:12 am

    sensacional!

  • Lila March 23, 2013 at 12:28 am

    Titão, vou ficar rica e pagar viagens pra você só pra ler seus posts! Tão demais! Aproveita aíi

  • fatima March 23, 2013 at 5:20 pm

    faz fotos do cabeloooooo

  • Tito Ferradans March 24, 2013 at 12:07 am

    Opa, valeu meu povo! Se financiarem minhas viagens, continuo escrevendo. Se não financiarem, escrevo do mesmo jeito. hehehehehehe.

    Só não tiro foto do cabelo porque é muito complexo. Só vejo a desgraça quando chego de noite, e aí não tem mais luz que ajude. Além do quê, tirar foto de si mesmo é MUITO complexo/chato. :P