Paperball Productions

Retrospectiva Paperball – Parte 04

August 13, 2007

Novembro de 2006
Mês de vestibular. Ansiedade comendo solta. As pessoas não assistiam mais aulas (inclusive eu, que passava a maior parte do tempo estudando matemática na biblioteca lotada), não conversavam sobre nenhum outro tema exceto UFBA, se desesperavam com as concorrências e choravam de desespero. Esse foi o clima do mês de Novembro. Mas nem por isso ele foi sem graça.

Vida de terceiranista é mesmo complicada. Dia 02/11, Domingo, e a gente tendo aulas… Aí é fogo… Mas tudo bem, depois da aula ia rolar uma partida animada. KDB (que incentivou a gente a começar a fazer vídeos e com membros do 3ºA e B) versus Os Arrocheiros do Samba, banda de gênero indefinido, constituída basicamente pelo 3ºC. Milhares de torcedores, lances impressionantes, pouco tempo de bateria e um Memory Stick ainda insignificante.:(

Pelo menos a gente conseguiu pegar muitos lances bonitos nos nossos dez minutos de filmagem, pra depois editar e postar no YouTube, a pedidos da galera. A KDB ganhou, de virada, com gols fenomenais. Confiram os melhores lances!

KDB vs Arrocheiros do Samba

Logo na segunda semana do mês, mais precisamente no dia 05/11, fizemos um achado bioquímico/comestível mortal/mutante: A DeliMORT. Vulgarmente conhecida como Delipan. Uma pequena delicatessen localizada próxima ao colégio Sartre COC e à casa de Tiusson. A comida da DeliMORT era true underground, sem falar que o lugar já tinha sido interditado pela Vigilância Sanitária mais de uma vez em tempos passados.

Encontramos aquilo que seria de mais difícil digestão em toda a face da Terra – o Blocão (Brocão, para os íntimos). Rapaz, não tinha um que comesse aquela “coisa” e ficasse bem nas próximas 24 horas. Fomos lá por vários dias seguidos no horário do almoço, para gastar menos em Manuel, nosso bróder vendedor de rango. Produzimos nesse pequeno intervalo de tempo uma série de documentários, alarmando a população acerca dos riscos da DeliMORT, mas, como até hoje o lugar funciona, acreditamos que os alertas não surtiram o efeito desejado. Acreditem se quiserem.

Entrevista – Brocão DeliMORT

Tabela de Preços da DeliMORT

Carrilho no Parquinho

O desespero de “véspera de vestibular” vai se intensificando cada vez mais e mais, atingindo seu ápice na semana de 14/11, logo antes da primeira fase. Cada um estudava como podia ou queria, e então cada um tomou seu rumo de sua prova. Combinamos, eu, Fábio e Donk de nos reunirmos lá em casa no dia logo após o segundo dia de prova. Foi uma beleza. A gente tentou filmar diversas coisas, mas não conseguimos nada. Quando tudo parecia dar certo ao filmar uma corrida de bicicletas (para ser editado como um racha, com sons especiais e rastros de fumaça), eu vou alegre e serelepe, dirigindo a bicicleta mais fuleira da casa, em baixa velocidade, com a câmera em uma das mãos e o guidão na outra, seguindo Donk e Fábio. Então, por mais puro humor negro, surge um quebra molas em minha frente. Tudo que eu consigo gritar é “*&$$%%*¨*¨&*$”, um palavrão bem grande, que não merece ser postado aqui e que certamente todos os meus vizinhos até o Bairro da Paz ouviram. Tudo se passa em câmera lenta. Eu vejo o chão se aproximando e a bicicleta caindo. Nossa Sony Cybershot vai se aproximando do asfalto. Meus reflexos são imediatos: “Pra quê absorver o impacto da queda com a mão? Joga o cotovelo!”. E foi assim que eu ganhei mais uma cicatriz, e Fábio e Donk tiveram umas boas risadas. O mais importante é que a câmera não sofreu nada. :D

Dezembro de 2006
Fim de ano, férias, afinal. Aqui ninguém mais queria saber de vestibular nenhum. Voltei de São Paulo com um Memory Stick gigante, de 2Gb, com capacidade de 1h42min de vídeo. Agora sim tinha sido uma evolução! A gente se reunia com muita freqüencia. Filmamos “The Breakout” logo no dia 03/12. As informações sobre “The Breakout” vocês conferem no link da barra da direita, afinal eu não vou ficar digitando a mesma coisa duas vezes. O mesmo vale para “Um Conto de Natal”, até agora o filme mais complexo e insano da Paperball. Infelizmente Dezembro deu início à nossa idade das trevas, sem muitas produções e com muita enrolação. “The Breakout – Trailer” ficou pronto em pouco tempo, mas ainda faltava a trilha sonora, o que adiou sua postagem em meses.

Ainda no dia 03/12, filmamos “Jedi Vs Neo”, dando continuidade à nossa saga de duelos interessantes. Isso se deu depois que fomos expulsos da obra de “The Breakout”. Até hoje eu estou para colocar o brilho no sabre de luz do jedi, mas isso é uma técnica chamada Rotoscope, e que dá um trabalho do cão, que nenhum ser humano merece passar.

Jedi Vs Neo

Depois disso, foi “Feliz Ano Novo” pra todo mundo. Eu mesmo nem lembro mais onde e como passei o reveillon, mas lembro da promessa de não mais beber refrigerante, a qual venho cumprindo religiosamente até o presente momento. Ainda antes do começo de 2007 a Antharys (ex-Metrópolis) se dissolveu por problemas internos, e cada um seguiu seu rumo. Desde então, viemos tentando idealizar uma banda para a Paperball. Já temos os músicos, só falta uní-los. :D

Março de 2007
Já haviam saído todos os resultados de vestibulares em Março e todos já estavam contentes em suas faculdades. Eu em Computação na UFBA – perdi na USP, Donk em Direito na Católica – perdeu na UFBA, Diego em Psicologia na FACS – perdeu na UFBA também). Fábio era o consolo de todo mundo que não tinha passado em alguma: ele não tinha passado em nada ainda, mas, no fim das contas, passou na TERCEIRA LISTA da UNEB, mais uma vez por pura sorte, já que não estudou nada ao longo do 3º ano.

Foi aqui também em Março que eu fui convidado por Ju (minha ex-namorada) a participar de uma prova em especial da gincana do Portinari. A prova consistia em fazer a cobertura de um evento fictício, como que uma entrega de Oscar, e depois editar pra caber tudo em 5 minutos de vídeo, a serem entregues no dia seguinte, até 12:00. Fiz a cobertura com duas câmeras, uma emprestada e a minha querida, peguei o DVD da câmera emprestada e, ao chegar em casa para editar o copião, noto que o DVD não havia sido finalizado, impossível de mexer nos vídeos. Ligo pra Ju, falo do problema. A única solução: encontrar o dono da câmera no dia seguinte, pela manhã, antes das 7h, pra fechar o DVD e então voltar pra casa para editá-lo. Foi uma maratona. Correria total, acordar cedo, ficar esperando o cara chegar, correr pra pegar buzu de volta pra casa, editar o vídeo todo, escolher a trilha sonora, etecétera e tal. Terminei tudo umas 11:30 e gravei num DVD (essa foi a parte mais difícil de todas. Perdi uns 3 discos…), entrei num táxi e consegui deixar o resultado no Portinari exatamente às 11:59h. Resultado: a equipe dela ganhou a prova de melhor vídeo!

Cobertura Elmar’s 2007 – Equipe Infernais – Gincana do Portinari

Diego ganha seu teclado! Instrumento fundamental no desenvolvimento de trilhas sonoras mais complexas e elaboradas. A criança brinca noite e dia com seu novo brinquedo, e acaba por me ligar num domingo de noite, quando eu queimava em febre, para me mostrar algo que ele tinha descoberto para ser a trilha sonora de “The Breakout”. Acho uma beleza. Depois de algumas semanas a gente grava a música e por fim posta o vídeo.

The Breakout – Trailer

Abril de 2007
Depois da experiência de 2006, todos da Paperball juraram que iam participar da Gincana CSP 2007. Qual não foi a surpresa quando apenas eu e Diego participamos, e em equipes opostas? Começada oficialmente no dia 26/04, uma grande festa, de todas as equipes, com algumas provas do tipo coreografias, apresentações estilizadas, e esse tipo de coisa. Além do concurso de garoto e garota CSP. Já esperando algo parecido com o Portinari, levo a câmera, e, olha só! A mesma prova! Fazer a cobertura do evento! Essa foi tranqüila, exceto pelo final, quando eu tive que ir correndo de um lado pro outro da cidade pra gravar um DVD. Essa gincana foi sensacional, e tanto eu como Diego (que competimos contra em diversas provas) nos divertimos demais.

Nessa mesma noite de inauguração, tivemos a apresentação de bandas das equipes, e músicas originais. O remix da coreografia da equipe também foi feito por mim! :D

Videozinhos feitos para alegria dos gincanistas da minha equipe (Camaleão).

Camaleão Eu Sou

Shakira – Coreografia

Cobertura da Festa – Equipe Camaleão

Los Havaianos – Só Pra Mim – Download Aqui!

Maio de 2007
Depois de diversos meses vendo aquele diabo de cartaz do Salvador Shopping, fazendo sua contagem regressiva para a inauguração ele finalmente inaugurou, no dia 22/05, e lá estávamos nós da Paperball quase todos (exceto Donk) e mais uma barreira de colegas meus da UFBA, única e exclusivamente para zoar pelo shopping, encher o saco dos outros, fazer piadinhas e muito mais, porém sempre com bom humor e sem sacanear ninguém de verdade. Depois de feitas as filmagens e o vídeo ter sido editado, eu o lancei no YouTube junto com uma campanha massiva de divulgação, para bombá-lo como nosso vídeo mais visto. Em apenas uma semana eu consegui mais de 2000 visitas. Ele permaneceu nesse posto por um bom tempo, com quase o dobro de visitas de seu concorrente, “O Valor da Vida”, de Donk, para a greve do IBAMA. Por fim, “Insanidades no Salvador Shopping” foi recentemente ultrapassado por “De Quem É Esse Jegue”.

Essa tarde foi uma das mais insanas de toda a minha vida. A gente foi expulso de quase todas as lojas que entramos, jogamos adoleta na praça de alimentação, imitamos Pânico na TV, tivemos He-Man e gritos na Marisa. Isso sem falar com a dança techno na Riachuelo. Por fim, quase fomos expulsos DO SHOPPING (e não mais das lojas), por um grupo de seguranças. Depois disso, voltamos ao normal, e guardamos todos os nossos apetrechos. Mesmo assim, um segurança ficou nos seguindo por um bom tempo, até resolvermos tomar nosso Milk Shake de Ovomaltine do Bob’s e irmos embora.

Insanidades no Salvador Shopping

O Valor da Vida

Dois dias antes da inauguração do Salvador Shopping havia sido o aniversário de nosso querido amigo Diego. A festa estava prevista para ser grande, mas ninguém apareceu. Uma grande sacanagem com Diego, mas que ele conseguiu superar graças a nós. Nesse mesmo dia ocorrera o JICOMP (Jogos Internos de Computação), organizado por mim, nas quadras da UFBA. Estávamos com um timbau em mãos. Saímos dos jogos e pegamos um ônibus para o Iguatemi. O motorista quase não deixou a gente entrar, pois achou que íamos causar confusão no ônibus dele! Depois de chegar ao Iguatemi, ficamos passeando com o timbau e fizemos uma série de fotos com ele pelo shopping, com pessoas desconhecidas, usando a justificativa de que tinha sido uma promessa para passar na UFBA. Óbvio que depois desmentíamos a história, só pra ver as caras de trouxa das pessoas!

Julho de 2007
Eu estava no Arraial, pela segunda vez como trabalhador, e Lila na Disney. Eu aguardava ansiosamente o seu retorno, pois ela trazia, além de sua pessoa, nossa nova câmera, uma Panasonic GS320. Já a utilizamos em algumas filmagens, e de fato, foi uma evolução e tanto!

Bem, aqui acaba a Retrospectiva Paperball. O próximo post serão apenas reflexões sobre alguns acontecimentos e uma breve explanação deste momento crítico e delicado pelo qual passamos agora. Obrigado por lerem isso tudo até o final! Amanhã tem mais!